Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Chá das cinco

Chá das cinco

Curso Educação Social: A minha opinião

Olá meus amores!

Como a época de exames se aproxima, a escolha da ida para universidade e o curso não é fácil, por isso, hoje venho vós falar como escolhi o meu curso. 

Escolher um curso a se fazer não é nada fácil, ainda para mais quando somos jovens e não temos muita experiência de vida. Este é um momento de maior pressão da sociedade sobre qual curso vamos escolher e o que vamos fazer da vida.

Vou responder algumas perguntas que talvez possa te ajudar na tua escolha.

483679_346487672053446_143032711_n.jpg

  • Por que escolheu este curso?

Eu escolhi este curso de Educação Social porque cresci numa Instituição (ver aqui) e para mim era importante poder fazer o mesmo que as pessoas que cuidaram de mim, poder passar a minha experiência para os outros meninos e meninas. Com objectivo que percebessem, que por mais que haja diversidades na vida podemos chegar bem longe, somos capazes de ter uma vida digna e seremos muito felizes com as nossas escolhas. Não temos que ter vergonha do nosso passado e sentir orgulho no nosso futuro que construímos.

images.png

 

  • O que está achaste do curso?

Para mim este curso é muito interessante porque abrange várias áreas da nossa sociedade (psicologia, saúde, desporto, sociologia, psicopedagogia, etc)

É um curso que nos prepara para lidar com o dia-a-dia e com as várias problemáticas que vamos deparando no nosso mundo.

edca-500x500.jpg

  • O que espera do curso e da profissão?

Para mim Educação Social é isto:

Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. 

Espero que este curso continue oferecer ainda maior conhecimento prático e teórico e que me ajude a ter sempre mais responsabilidade, porque qualquer curso que se faça é necessário ter responsabilidade e cuidado uma vez que estamos a cuidar e tratar de pessoas que tem sentimentos e são humanas. Temos que olhar cada individuo como um ser individual e único.

Sobre a profissão e carreira pessoal espero que o meu trabalho venha a ser valorizado, espero marcar a vida das pessoas e fazer diferença na vida de cada ser que passe por mim. Não quero ser uma Educadora Social qualquer que faz só o seu trabalho, quero evoluir e aprender todos os dias pois no mundo de hoje para ganhar o nosso espaço é necessário sempre estar estudando, descobrindo coisas novas, se inovando pois afinal estamos a trabalhar para e com pessoas.

14666261_581862042014138_2973207952017964376_n.jpg

  • Se não fizesse esse curso, qual faria?

Se não fizesse este curso tinha ido para Psicologia, Educadora de Infância, Professora de Ensino Básico (isto quando me candidatei). Actualmente se tivesse que me candidatar a Universidade seria Direito, Comunicação, Criminologia. A minha profissão tinha que estar sempre ligada ao mundo das pessoas e poder fazer algo pelo mundo. 

“Deixe o mundo um pouco melhor do que encontrou.” -Robert Baden-Powell

O que posso dizer para vocês que estão numa fase de escolha é que pesquisei muito sobre os cursos, recolham o máximo de informação possível como por exemplo os meios e oportunidades de trabalho.

A Educação Social apesar de ser um curso que não é muito reconhecido cada vez mais é essencial para o mundo afim de puder reestruturar os meios de intervenção e criar estratégicas para novas problemáticas que vão surgindo. 

947313_518708611498017_291622135_n.jpg

Escolhe um curso que te preenche alma e a vida! Não escolhas porque os outros acham melhor para ti.

Gostaram? Espero que sim.

Subscrevam o blogue e comentem.

Beijinho e marcamos encontro na próxima publicação.

images (1).jpg