Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chá das cinco

Chá das cinco

Desabafos #1 - Amizades ou supostas amizades

Olá meus amores!

Hoje veio desabafar com vocês e com este blog é meu tenho direito ter aqui um espaço onde posso escrever o que me vai na alma e me fere o coração.

desabafos-7985147-060220172209.jpg

Eu sei que na vida não faltam oportunidades para nos surpreender com as atitudes das pessoas a nossa volta. A partida todas as pessoas são de confiança por isso acreditamos que são fiéis e leais ao sentimento da amizade. Gostava mesmo de saber o que hoje em dia as pessoas entende por amizade. O que são para elas ser amigos? Na minha opinião hoje em dia perdeu-se o verdadeiro sentido da amizade e só se é amigo quando andamos a falar mal nas costas e não apoiamos o que estes fazem (como é o caso do meu blog, mas isto fica para outro desabafo). Quemconhece-me sabe que eu sou uma pessoa sempre disponível para o quer queseja, mas quandopisam-me os calcanhares as coisas não ficam bem e odeio quefaçam-me de parva mais principalmente que se façam de meus amigos e depois por de trás não valo nada e andam a falar mal de mim. Para esses que sedizem os meus amigos Parabéns, ainda bem que não sou comvocês senão tinham um problema porque andar a levar o que se diz (principalmente mentiras pior ainda) e já agora quem conta um conto acrescenta um ponto é só infantil e imaturo, já não andamos nas escolinhas, já somos adultos e vivemos num mundo real e isso é muito feio e horroroso. Só de pensar que sediziam as minhas amigas e por detrás as coisas são bem diferentes, dá-me um nó no peito. Quanto mais conheço estas pessoas e sei quem elas são menos gosto delas e quero-as bem longe de mim. Verdade que nem sempre conseguimos reconhecer um mau amigo ou um falso amigo até que as coisas aconteçam edeparas-te com situações que nunca pensavas que aquela pessoairia-te fazer tal coisa. Claro que somos todos humanos, não somos prefeitos e claro que alguma vez na vida vamos decepcionar alguém e errar com essa pessoa. Reconhecer isso ajuda-nos a lidar com a dor da desilusão, quando se trata de aprofundar a nossa capacidade de amar e conectarmos-nos com a “imperfeição” dos outros. Mas quando se trata falar mal da nossa pessoa como se nada fosse a outras pessoas quem nós gostamos isso doí porque quando precisam de nós para alguma coisa nos procuram não são verdadeiros, se não gostam de mim não querem estar onde estou e muito menos precisam da minha ajuda para nada.

É engraçado como depositamos tanta confiança e tanto sentimento nas pessoas. Em pessoas que achávamos conhecer, mas, que no fim, só mostraram ser iguais a todos. E por esperar demais, sonhar demais, criar expectativas demais, sempre acabamos nos decepcionando e nos machucando cada vez mais. (Dalai Lama)

Iludi-me mesmo, decepcionei-me, nunca pensei que algum dia isso podia acontecer, doeu mesmo. São várias atitudes que foram acontecendo para que eu ficasse olhar para tidoutra maneira. Para mim, a amizade é fundamental e necessária em todas as fases da vida. Com quem aprendemos a compartilhar? Com quemdividimos os nossos medos e inseguranças? Com quem realmente podemos contar, quando a vida nos surpreende, nos tirandode a nossa zona de conforto e nos fazendo reflectir sobre as nossas escolhas? Um amigo(a) não precisa de estar presente todos os dias, precisa de ser. Eu não preciso de amigos(as) de cafés, não precisodum amigoduma vez por semana, não preciso dum amigo que quando faz alguma coisa nãodiga-me (mesmo que eu não vá, só fica bem e eu nunca deixo ninguém de parte, mesmo quando faço coisas com outras pessoas). Todos podem conviver em grupo e isso só faz bem. Não gosto de separar pessoas por grupos, claro que temos amigos de longa data e temos que ter tempo para todos e isso não condeno. Condenado sim a separação que se faz hoje são vocês, no resto dos dias não posso conviver comvocês porque têm outro grupo). Preciso de amigos(as) que quando tenho um problemaajude-me, precisodum amigo mesmo que eu nãoapareça mande-me mensagem a perguntar se esta tudo bem, preciso dum amigo que me de vez enquanto apareça a minha casa para dar duas de treta. Preciso de amigo mesmo longe esteja sempre perto do coração e quando voltamos a estar juntos parece que foi ontem. Sinto-me triste quando tenho que escolher um amigo ou outro, as pessoas tem que respeitar que eu posso falar com todos e gostar de toda a gente, chego para todos.

Há os amigos que deixaram de se falar por ciúmes, empréstimos, ficantes, brigas, inveja e - pior de tudo - fofocas. Ah, essas fofocas... que horror. Sabe qual a melhor forma de juntar duas pessoas? É falar mal de uma terceira.

Para as minhas supostas amizades nada une as pessoas a falar da vida alheia. E fazer fofoca de algo sobre a minha vida ou algo que eu partilhei e passo dar um exemplo num dia disse num determinado local que eu gostava de uma certa pessoa e que tinha pena de estarmosafastadas, mas que ainda falávamos, e uma pessoa do meu suposto grupo de amigos ficou chocada com tal afirmação que foi dizer a pessoa em questão. Não sei qual foi a necessidade dela e ainda para mais quando ficou chocada, porque sempre disse que tinha pena de estar afastada e gostava que as coisas fossem diferentes. Essa pessoa como minha amiga, devia ficar feliz por mim e apoiar-me numa questão quemagoava-me e não andar a fazer fofocaduma situação delicada para mim. Doeu-me muito perceber que viu maldade na minha questão e nos meus sentimentos por essa minha amiga. Enfim, não somos todos iguais. Quando gostamos de alguém só queremos que essa pessoa esteja bem e ajudamos em tudo que podemos para resolver os seus problemas. Quando gostamos de alguém e sentimos que essa pessoa faz diferença na nossa vida, devemos cuidar dessa relação para que ela sempre floresça, não fazer de conta que somos amigos (isso são falsos amigos) por isso mais vale saltar fora e não fazer frete, como convidar para algo importante da vida dela, afinal sou má pessoa. 

A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque não existe. Jean Cocteau.

Ao longo da minha vida tivealgumas pessoasassim, mas de algumas já esperava isso delas, mas há uma pessoa que actualmente não esperava nada disto. Eu procuro ter uma relação de proximidade como meus amigos, sempre que possível estar com eles ou saber algo sobre eles, se esta tudo bem ou se precisam de mim. Claro que gosto de dar uma escapadinha e tomar um cafezinho com eles. Tenho amigos que a nossa relação já temà-vontade 16 anos, claro que já ficamos tristes e decepcionamos, faz parte do crescimento da relação do ser humano para ficar mais forte e verdadeiro. Neste tempo de longa amizade resolvemos as nossas coisas e não andamos com o disse que disse e leva etraz, é assim que se constrói uma amizade. Amizade não se mede só pelos números de anos que existe nas nossa vida, quero com isto dizer que tenhouma pessoa na minha vida que está nela a pouco mais dum ano e que já faz muita diferença (irei fazer um post para ela aqui) e sei que vai ser para a vida toda. Sei que é verdadeiro o que sentimos uma pela outra. Claro que iremos ter as nossasdesavenças, mas isso só irá fazer com que a nossa amizade cresça, mas também sei que ela não irá contar nada que eu não queria que ela partilhe. Obrigada Trice por seres uma pessoa que faz a diferença na minha vida eajudas-me a ver as coisas com mais clareza e fazes com que nãopasse-me. Os poucos amigos que tenho, agradeço o suporte emocional quevão-me dando, fortalecendo a nossa amizade. Como disse acima a qualidade mais interessante da amizade é o apoio e o cuidadodum amigo, isto faz toda a diferença na nossa vida. Na minha vida quero só pessoas que sejam de confiança, que eu consigo partilhar seja o que for e nãopreocupar-me se vão dizer a alguém (que distorça as minhas palavras)

mafaldinha basta.jpg

A amizade precisa de atenção. Cultive-a, cuide dos galhos que estão enfraquecidos e nutra com amor e energia aqueles que estão crescer!

 

Gostaram? Espero que sim. 

Desculpem ser um texto tão grande, mas isto deixa-me triste e eu tinha mesmo que dizer o que me vai na alma em relação a este mundo das amizades.

E vocês já tiveram amizades assim? Que pareciam verdadeiras mas quando deram por ela não era bem assim?

Subscrevam o blogue e comentem.

Beijinho e marcamos encontro na próxima publicação.

images (1).jpg

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.