Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chá das cinco

Chá das cinco

Desabafos #6 - Fui Vítima de Fraude com o Cartão de Débito!

Olá meus amores!

Post novo no ar! 

 

As últimas duas semanas tem sido um misto de emoções e não tem sido fácil lidar com tudo que anda acontecer a minha volta. Como podem ver pelo título foi burlada, usaram o meu cartão indevidamente, sem a minha autorização e para fazerem compras pelo mundo. 

Este é o mundo real, o meu mundo real e por isso tenho partilhar com vocês este momento da minha vida e passar para vocês que o mundo não é cor de rosa e o não trazemos só para o blog ou redes sociais as coisinhas bonitinhas. Na minha opinião é importante partilhar com vocês este tipo de coisas que achamos que só acontecem aos outros e para todos estarmos mais informados.

download (4).jpg

 

Por mais cuidado que tenhamos com os nossos cartões de multibanco e por mais seguro que nos digam que sejam, tornamos-nos vulneráveis às fraudes.

Eu tenho na minha posso 3 cartões de multibanco, dois de débitos e um de crédito, sendo que uso por vez o meu cartão de crédito para fazer umas compras na Internet e sei que podemos correr o risco dessas coisas acontecer ou seja sermos burlados. Mas por mais estranho que parece não foi com o meu cartão de crédito que fui burlada mas sim com um dos meus cartões de debito que nunca usei para fazer compras online (não tinha conhecimento que tal era possível, até descobrir que foi usado em compras online ao aceder aplicação do banco). Pois é malta sinto-me chateada por terem usado o meu dinheiro em coisas que não faço ideia o que sejam. 

Na passada terça-feira dia 18 de Setembro, acedi a minha conta através da aplicação do banco e qual é o meu espanto tenho a minha conta a negativos e foram feitas compras no estrangeiro. Liguei para o banco para tentar perceber o que se passava e chegamos a conclusão que o meu cartão de débito foi clonado ou copiado todos os dados. Mas de onde teria o burlão ou burlona extraído o número do cartão e o respectivo CVV (“CardVerificationValuecode”, aqueles dígitos inscritos na parte de trás do cartão)?! Provavelmente e segundo disseram-me  no banco teria sido numa caixa de multibanco ou numa loja comercial, já que nunca o usei para compras online, pois é parece uma coisa de outro mundo mas não. Este tipo de coisas acontece regulamente, só não temos muito conhecimento e quando temos são casos de valores muito elevados. Tive que cancelar o meu cartão, fazer queixa na policia, reclamação no banco e agora tenho que espera 30 a 120 dias para ver se o banco  devolve-me o dinheiro. 

download (3).jpg

O montante total em causa não ultrapassou os 300€, tendo sido gasto pelo burlão em vários sites de game e numa loja de roupa online. Fiquei pasmada e até assustada! Eu nunca tinha utilizado o cartão de débito nesses sites, muito menos como já referi para fazer compras na Internet.

Posso dizer que apesar de ter gasto horas ao telefone, perder tempo no banco para resolver esta situação, encontrei no banco um gestor de conta admirável, alcançável que nós ajudou em todo processo.

Para já, tenho alguns pontos negativos apontar -  o facto do banco não avisar-me o que estava acontecer; terem deixado a minha conta chegar a negativos e o facto de ter sido necessário esperar que todos os valores saíssem no extracto, para que todos os movimentos pudessem entrar no processo.

Segundo o meu gestor de conta, o montante será supostamente reembolsado na integra (não sei é quando, o que pode ir para além dos 120 dias), mas entretanto saiu da minha conta à ordem todo dinheiro que foi envolvido nas compras, o que também acho incorrecto e ainda para mais tive que por a conta em ordem e pagar o que estava a negativos (o dinheiro faz-me falta para pagar o que realmente interessa).

Para terminar, um conselho que vós deixo e me foi sugerido pelo banco foi bloquear as opções de fazer compras online e os países onde essas podem ser feitas caso decidida manter a opção das compras. Acho que sempre tive imensos cuidados no que se refere a segurança dos meus cartões. Mas, como o ditado diz, “casa roubada trancas à porta”!

download (2).jpg

O meu mundo! Coisas boas acontecem...

Fica o meu testemunho de uma situação menos feliz que é importante partilhar com todos, mas que me serviu de lição. 

Subscrevam o blogue e comentem.

Beijinho e marcamos encontro na próxima publicação.

images (1).jpg

 

 

 

 

4 comentários

Comentar post