Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chá das cinco

Chá das cinco

Dicas #22 - Como poupar dinheiro na Universidade

Olá meus amores!

Eu já falei aqui do meu curso e porque o tirei. Agora vou partilhar com vocês como poupar dinheiro na Universidade, pois todos sabemos que a universidade é um investimento que fica muito caro. Temos que pagar propina alimentação, alojamento, material escolar por não falar de uma saída ou outra com os amigos, um jantar ou outro fora por isso temos mesmo que saber gerir bem o dinheiro. Eu como cresci numa instituição não tinha pais para ajudar a pagar a Universidade e para me darem dinheiro para o que fosse preciso. Então paguei a Universidade com o dinheiro que tinha na conta que o Lar criou para mim no tempo que vivi lá (obrigada por essa oportunidade) e com ajuda da bolsa e aí aprendi a poupar. Por isso quero partilhar com vocês as minhas dicas que me ajudaram a poupar e conseguir pagar o curso todo, comprar o traje e (sobre)viver.

254aa79711df32d078638b6977ad9a12.jpg

  1. Candidata-te a bolsa de estudo da Universidade e podes também candidatar-te a bolsa do teu município. Poucas pessoas sabem, mas os municípios têm bolsas de estudo para dar por isso procura informar-te sobre os requisitos obrigatórios.

    download.jpg

  2. Vive na residência universitária se a tua Universidade tiver pois poupas muito e vale a muito a pena pois são muito confortáveis. Eu vivi numa e adorei e ajudou muito na minha carteira.

    148325_159003314135217_404857_n.jpg

  3. Poupa nos transportes se tiveres oportunidade de ires de boleia óptimo, assim dividem as despesas do combustível e arranjem mais uma pessoa, isto torna a viagem muito mais barata.

    hitchhike_rdax_225x148.jpg

  4. Se não tiveres ninguém da tua zona vai de transporte publico e usa o cartão de estudante para obteres um pequeno desconto no bilhete 

    download (1).jpg

  5. A nível de alimentação usa sempre a cantina tens muitas opções de ementa e além disso o preço é muito mas muito acessível e compensa muito.

    images.jpg

  6. Quando fores comprares coisas para os teus lanches e pequenos almoços opta por marcas brancas. Não te esqueças de fazer uma lista do que precisas e traz apenas o que tens na lista.
  7. Conselho a lavares já o que puderes de casa quando vens de fim de semana vê na tua lista o que precisas assim quando fores as compras já poupas.
  8. Paga as contas (propinas, recursos, alojamento) sempre dentro dos prazos para evitar gastar dinheiro em multas.
  9. Uma excelente maneira para poupar dinheiro é fazer dinheiro, procura um part-time para o teu tempo livre. Eu não precisei porque além de ter a bolsa máxima, fazia uma boa gestão do meu dinheiro.
  10. Quando recebia a minha bolsa (normalmente recebi alguns meses juntos) reponha o dinheiro que tinha gasto nos meses antes para que nós meses que não tinha outra vez bolsa puder suportar mais um ano lectivo.
  11. Conselho também se receberes muita bolsa junta a pagar o máximo de propinas possível. Eu fazia isso e era um alívio nos meses seguintes.
  12. Aproveita o dia do estudante para ir ao cinema pois nesse dia os bilhetes ficam a metade do preço.
  13. Aproveita também tudo que tiveres desconto de estudante.
  14. Faz os jantares em casa com os amigos. Podes fazer as contas ao que gastaste e dividir por todos ou cada um traz algo.
  15. Festas da Universidade como a do caloiro ou de finalistas compra o passe de estudante o que ajuda a poupar.

    391456_346467692055444_1664365498_n.jpg

  16. Se puderes mete 1euros por dia na latinha no final do ano lectivo vais ter algum dinheiro para as tuas férias.

318132_346475178721362_28769336_n.jpg

Gostaram? Espero que sim. 

E vocês têm mais dicas para poupar na universidade? Se sim partilhem tudo aqui para ajudar mais jovens a puderem poupar nesta fase complicada na vida para os pais ou para vocês próprios como eu não tinha ninguém que ajudasse a pagar a universidade.

Subscrevam o blogue e comentem.

Beijinho e marcamos encontro na próxima publicação.

images (1).jpg





2 comentários

Comentar post