Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chá das cinco

Chá das cinco

Dicas #23 - Como ser um bom aluno

32132_116688935033322_678428_n.jpg

Olá meus amores!

O 3º periodo está aí a porta e também o segundo semestre para quem anda na Universidade vai a meio e daqui a pouco começa a época de exames e por isso vou deixar aqui umas dicas para conseguires concluir com sucesso mais um ano lectivo.

Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.

Claro que cada um de nós tem o seu método de estudo e estudar vai muito da vontade que cada um têm. Sei que por vez as sociedade e os nossos pais/educadores nos pressiona para dar o máximo de nós como objectivo de conseguirmos alcançar os nossos objectivos.

Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier.

Confesso que eu era uma aluna mediana que ou seja, não era das melhoras alunas da turma, mas tirava os meus 19, os meus 16 também, mas para isso tinha que estudar a sério para conseguir superar as minhas dificuldades. Com a ida para Universidade o estudo. Adorava estudar e passar horas as voltas das matérias que tinha que saber quer no ensino.

10868072_771210796247796_1594016155710415777_n.jpg

  1. Não faltar ás aulas - Nem todos gostamos de acordar cedo eu sei e quem conhece-me sabe que eu detesto, mas é necessário para ir as aulas. Aulas são meio caminho andado para o teu estudo é lá que tiras mais apontamentos, tiram as dúvidas e ganham pontos quando sair a nota final por serem assíduos.
  2. Organiza a matéria - Organiza a tua matéria em capas por temas e por semestres ou períodos, vai ser muito mais fácil na hora de estudar e não andaras as voltas na hora do estudo a procura de folhas. Assim poupas tempo para o que é realmente necessário.
  3. Tirar apontamentos e estar atento ás aulas - Claro que existe disciplinas que não é necessário tirar muitos apontamentos porque existe materiais fornecidos, mas podes sempre completar com o que professor diz. É importante perceber os conteúdos aprendidos e conseguir relacioná-los, para uma melhor memorização. "Um bom aluno não prescinde de uma caneta, papel e alguma atenção!"
  4. Façam resumos - Esta dica uso deste do2º ciclo e acompanhou-me até um último dia da Universidade porque ao fazer resumos estava aprender e além disso a matéria fica escrita com as nossas palavras, o que facilita na hora do estudo mais a sério.

    1065999_541925625842982_1805080818_o.jpg

  5. Tira as tuas dúvidas - Depois de tiras os teus apontamentos e de fazer os teus resumos e ainda tiveres dúvidas procura tiras as tuas dúvidas com os teus professores, colegas de turma ou até mesmo pesquisando (eu fazia muito isto, usa todos os meios ao meu dispor para esclarecer as minhas dúvidas).
  6. Faz um plano de estudos - Esta dica é bom para todos nós, mas principalmente para aqueles que são mais desorganizados. Ao fazeres um plano de estudo este ajudar a criar rotinas e vai-te fazer cumprir horários.
  7. Tempo de estudo - O tempo que decidires que é para o teu estudo deve ser cumprido ou seja, deve ser determinado e específico.
  8. Faz estudo em conjunto - Existe colegas e amigos de turma que são muito, mas muito bons e esses podem ajudar-te a tirar dúvidas e a motivar a seres mais e melhor. Faz uma vez por semana uma tarde estudo com pessoas próximas que só  faz-te bem.

    10850050_768449579857251_2393281730253599618_n.jpg

  9. Leitura extra - Como já disse é importante fazer uma pesquisa extra para tiras as tuas dúvidas e para ajudar-te a completar o curso com excelência e podem servir como crédito de horas obrigatórias.
  10. Come chocolate - Sei que parece descabido, mas o chocolate ajuda na recuperação do desgaste físico e psicológico, além disso aumenta a pressão arterial o que vai ajudar a melhorar o nosso desempenho. Basta um quadradinho de tanto em tanto tempo vai ajudar a recuperar a nossa atenção e claro a saciar a fome.
  11. Dormir bem e ter uma boa alimentação - Não faças noitadas a estudar, dorme pelo menos 7 horas a fim de teres uma boa-noite de sono para sentires-te fresca/o quando acordares e com energia para mais um dia de estudo. Enquanto a alimentação tenta ter uma alimentação mais saudável possível (se és aluno da universidade usa as cantinas, lá encontras as melhores refeições)
  12. Ser feliz e não te esqueças de socializar - Esta dica é muito importante porque se não sentires-te feliz não vai-te ajudar atingir os teus objectivos nem vais ter vontade de estudar. Enquanto a socializar é muito importante porque não sentirás-te sozinha/o, terás ajuda quando precisares, terás ajuda para estudares e farás amigos para a vida e sem isto não há estudo que nós vale. Os outros são muito importantes para a nossa formação como ser humanos.

892871_509371425765069_1291894918_o.jpg

Há cinco degraus para se alcançar a sabedoria: Calar, ouvir, lembrar, sair, estudar.

Gostaram? Espero que sim. 

Quais são as vossas dicas? Partilhem tudo aqui para ajudar mais jovens a puderem terem mais sucesso com os seus objetivos.

Subscrevam o blogue e comentem.

Beijinho e marcamos encontro na próxima publicação.

images (1).jpg




 

4 comentários

Comentar post