Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chá das cinco

Chá das cinco

Dicas #26 - Como gerir o ordenado

Olá meus amores!

Post novo no ar!

download (7).jpg

Ontem deixei nos meus dias como gastar o ordenado em menos de 10 minutos em tom de brincadeira, de humor. Hoje trago-vos como gerir melhor os nossos ordenados, uma tarefa difícil, mas não impossível.

Claro que cada um saberá a melhor forma de gerir o seu ordenado, mas isso quando é possível geri-lo!

Como sabemos a maioria dos Portugueses tem tão pouco, que quando o dinheiro cai na conta, logo desaparece, sem terem tempo para fazer uma possível gestão. Depois existem aquelas pessoas que nada disso lhes interessa, porque gostam de viver no limite e sem preocupações.

Mas, para todos aqueles que tal como eu preferem ter tudo bem organizado, ter as contas bem geridas para não haver falhas, estas dicas são para vocês, também podem ver aqui como poupar algum dinheiro para terem, por exemplo para alguma emergência.

 Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2: nunca se esqueça da regra número 1. – Warren Buffett

Cá vai as minhas dicas:

  1. Quando recebo o meu ordenado, mentalizo-me que primeiro tenho que fazer a transferência para conta (400 euros no meu caso) onde sai o pagamento para garantir que as contas são pagas dentro dos tempos previstos.
  2. Desse valor, desconto todas as despesas certas que tenho para pagar (por exemplo - seguro do carro -  que pago todos os meses, mensalidades de carro, meo, seguro de saúde, as compras da casa -  eu faço o pagamento das minhas compras através do cartão 123 do santander, por isso é pago no mês seguinte a cada compra. Tenho que garantir sempre esse dinheiro a volta dos 150 euros mês );
  3. O restante (fico sempre com 200 euros), fica para as compras, e despesas que possam, entretanto surgir como a (gasolina, telemóvel), para os meus gastos pessoais (jantar fora, arranjar as unhas);
  4. Do meu ordenado tiro sempre dinheiro para a poupança (25 euros), e 10 euros para o mealheiro para as férias ou para alguma emergência ou para mudar os pneus sem mexer o nosso ordenado do mês.
  5. As contas de água, luz e gás, podem inserir no número 2 ou no 3, consoante o modo e a data de pagamento (no meu caso é quase tudo por debito directo);
  6. Importante e aconselho anotarem todas as despesas mensais, de forma a saber em média quanto gastam por mês.
  7. Todos os meses revejo a vossa rotina, se possível tiverem gastos desnecessários, cortem para ganhar algum dinheiro extra nas vossas contas.
  8. Nunca se esqueça quando for as compras, levar sempre uma lista do que realmente precisa. Eu faço sempre isso e nunca falha.

    download (8).jpg

As minhas contas são dividas com o meu namorado, por isso que dá para tudo e ainda para poupar. Nós dividimos a prestação do carro, seguro do mesmo, a gasolina (uma semana eu, uma semana ele). As minhas contas de todos os meses que sai mesmo do ordenado são: água, a meo, alimentação, luz e gás. A dele é a renda da casa, o seguro da casa.

Sei que existem pessoas que precisam do ordenado completo e, ainda assim, pode não ser suficiente, mas digo que cada migalha que se consiga poupar é pão nem que seja 10 euro. Ao final do ano já 100 euros e já vai fazer uma diferença enorme na nossa vida financeira.

Todos nós sabemos que os meses nem sempre são iguais, e é bom saber que temos aquele dinheiro de lado que não nos fez falta num mês, deu imenso jeito noutro em que os gastos foram maiores. Por isso se tiver a possibilidade de poder utilizar este método, sabe que tem sempre ali um dinheiro extra.

Meus amores, preciso lembrar que apesar de ser importante este controlo para teremos uma vida financeira equilibrada, temos que aproveitar a vida e não devemos privar ou abdicar de nada. Devemos aproveitar as oportunidades da vida com conta e medida certa, não é por queremos fazer aquela viagem, ou queremos aquela camisola, que vamos ficar pobres (já andamos mês e mês a gerir o dinheiro para teremos estas oportunidades)! Boas contas!

Cuidado com as pequenas despesas; um pequeno vazamento afundará um grande navio.” – Benjamin Franklin

 

gastos.jpg

O meu mundo! Coisas boas acontecem...

Estes são os meus truques e gostaria de ficar a conhecer os vossos. Partilhem tudo na secção dos comentários!

Subscrevam o blogue e comentem.

Beijinho e marcamos encontro na próxima publicação.

images (1).jpg

1 comentário

Comentar post