Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chá das cinco

Chá das cinco

Dicas #32 - 10 coisas que aprendi a trabalhar

Olá meus amores!

Post novo no ar!

Já ando algum tempo no mercado de trabalho, mas eram trabalhos de verão, mas agora que me encontro a trabalhar pelo há 5 anos na mesma área e no mesmo local percebi-me que existem lições valiosas que vão fazer diferença na vida de muitas pessoas que estão a começar a trabalhar e que eu ainda estou a meter em prática no dia-a-dia na minha vida profissional, por isso decidi partilhar com vocês as minhas dicas que a experiência e outras pessoas foram-me ensinando.

45696445_276591442993436_564636453934465024_n.jpg

  1. Somos mais que a nossa profissão - Sei que neste momento não estou onde gostaria de estar, nem a fazer o que gostaria de verdade, mas isso não significa que o trabalho que faça não seja um trabalho digno, importante, de valor, bem pelo contrário. Pois, sem mim e as funções que me compete neste momento a casa não mexe e fica tudo uma confusão. Eu vou para além do meu trabalho, posso dizer que trabalho por amor a camisola de verdade, apesar de não ser o meu trabalho de sonho. Todos os dias penso que estar a trabalhar é uma oportunidade, uma aprendizagem, uma vontade quer fazer mais e melhor para ver o nosso trabalho valorizado e conseguir uma oportunidade dentro do nosso local trabalho ou noutro local. Neste momento da minha vida preciso de mais para me sentir evoluída, para dar o salto, para crescer como profissional e até mesmo com pessoa. Posso dizer que somos mais que a nossa profissão, temos que ser um pouco de tudo e não ser limitados.
  2. Temos que dar sempre o nosso melhor - Não importa o trabalho que estamos a fazer, mas devemos dar sempre o nosso melhor em qualquer que seja a nossa função. Claro que nem sempre estamos motivados, mas a esperança que se fizermos o nosso melhor vamos ter a nossa oportunidade mais cedo. Eu acredito que nunca é tarde para fazermos o que gostamos ou o trabalho compensa e seremos promovidas.
  3. Menos é mais - Nunca vamos ser especialistas em tudo, não vamos ter todas as respostas. Por isso não temos que ter medo de errar. Errar ajudamos aprender e devemos colocar tudo isso em prática.
  4. Aprender a aprender - Tudo serve de aprendizagem (lugares que frequentamos estão cheios de vivências, experiências e lições valiosas) e devemos aprender com os outros, porque é possível aprender algo com todo o mundo, basta apenas olhar pelo lado certo.  
  5. Os resultados demoram a chegar - Eu sou a prova disso, estou há 5 anos a espera que o meu trabalho traga resultados e não sei quando irão chegar, mas há que ter paciência, persistência, força de vontade para não desistir de encontrar o nosso caminho e para não nos tornar maus trabalhadores. Eu prefiro estar a trabalhar que desempregada.
  6. Devemos ser bons colegas, mas não precisamos de ser amigos -  Nós não temos que ser amigos das pessoas que trabalham connosco, conviver com eles fora do nosso local de trabalho porque nem sempre nos identificamos com toda a gente, mas não é por isso que temos que ser maus colegas. Devemos estar disponível ajudar o outro, devemos fazer as coisas mais correcta possível, devemos ouvir o que outro tem para nos dizer. 
  7. Nunca esperem nada em troca dos outros - Faça o que fizer pelo outro, não faça a espera de retribuição, isso nem sempre vai acontecer.
  8. Trabalho em equipa - Nenhum de nós consegue fazer tudo sozinho, por isso manter uma relação profissional com a equipa fará grande diferença no nosso desempenho e nos outros.
  9. Comunicação - É importante saber comunicar de forma correcta com as pessoas correctas para haver harmonia em equipa.
  10. Escutar mais do que falar - É necessário desenvolver a arte da escuta activa, para percebermos quando é o momento certo para expressar as nossas opiniões, e quando devemos ouvir as opiniões alheias.

20180704_092336.jpg

 

O meu mundo! Coisas boas acontecem...

E tu que aprendeste com o teu trabalho? Deixa todas tuas dicas aqui.

Subscrevam o blogue e comentem.

Beijinho e marcamos encontro na próxima publicação.

images (1).jpg

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Chá das cinco 18.11.2018

    Obrigada pelo comentário e pela visita. Bom estágio para ti querida.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.