Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chá das cinco

Chá das cinco

Dicas # 33 - Formas de reduzir o plástico no nosso dia-a-dia

Olá meus amores!

Post novo no ar!

30593556_719475941717960_7035218467355623424_n.jpg

Este artigo de hoje foi-me pedido por uma menina muito especial e preocupada com estas questões do meio ambiente, como tal inspirou-me sobretudo de forma a mentalizar-me para ser mais consciente das minhas escolhas e para ir trabalhando para me tornar um ser humano mais amigo do ambiente. 

A situação actual do meio ambiente tem estado na ordem do dia e muito se fala como podemos ajudar a melhorar o nosso planeta e sermos mais amigo deste. Eu não sou especialista nesta matéria e depois de ter lido algumas coisas sobre o assunto, decidi partilhar com vocês algumas dicas para reduzirmos o plástico. 

E vocês perguntam e, porque o plástico? O plástico é um material presente em tantas coisas da nossa vida que nem nos apercebemos e é um dos grandes motivos actuais de preocupação. Este material existe em diversas formas, leve, flexível, moldável, barato e muitas vezes reciclável (as garrafas de água, as canetas, as palhinhas, os sacos das compras). Nós humanos usamos e abusamos de produtos de plástico e a maioria das vezes são atirados para o chão ou mar sem qualquer preocupação. Esse plástico não desaparece facilmente e demora anos a decompor-se.

plástico possui impactos ambientais que são gerados na produção, no consumo e no descarte.

os plásticos contêm vários tipos de bisfenol vão parar no organismo humano, causando graves danos à saúde. Após o descarte - mesmo que este seja feito correctamente -, os plásticos podem escapar para o ambiente e acabam no organismo de animais, nos lençóis freáticos, no solo e na atmosfera. Uma vez no organismo animal, o plástico é nocivo química e fisicamente, causando disfunções hormonais, morte por sufocamento, redução de populações por causa de problemas de reprodução, entre outros danos. Durante o consumo, em contacto com os alimentos, alguns componentes do plástico, como o bisfenol, vão parar no organismo humano após a ingestão de alimentos contaminados, causando abortos, tumores, síndrome dos ovários policísticos, infertilidade e problemas nos testículos, para citar apenas alguns exemplos.

Por isso existem várias formas de reduzir o plástico do nosso dia-a-dia, basta deixarmos de sermos comodista e de praticar o facilitismo.

Mas como o povo diz mais vale tarde que nunca e é muito importante comece ter a noção que precisamos cuidar do nosso meio ambiente. Faça a diferença e o meio ambiente agradece, uma medida hoje, uma por semana, até conseguirmos todos os dias fazer a diferença, pois, mudar os nossos hábitos e rotinas demoram um bocadinho.

plasticbagno.jpg

  • Sacos das compras - Usem sacos de pano (eu tenho alguns dados pela minha amiga Trice que trás sempre das suas viagens de trabalho). Duram muitos anos e são laváveis. Tenha alguns no carro e na sua carteira. E são sempre uma ajuda para poupares.

    say-no-plastic-bags-consumo-consciente.jpg

  •  Pãozinho matinal - Quando fores buscar o pão reutiliza os sacos que te deram ou leva um saquinho de pão.

    IMG_2979.JPG

  • Garrafas de vidro ou não descartáveis - Opte por comprar garrafas de vidro é mais ecológica e não absorve cheiros. Mas também pode comprar aquelas garrafas descartáveis (agora existem em vários formatos, feitios e lindas). A Primark tem sempre muitas e baratas. Eu por exemplo tenho algumas e dão sempre um grande jeito.

    download.jpg

  • Palhinhas - Diz não âs palhinhas. Eu tenho que aprender a não usar este objecto, pois faz parte da minha vida para beber um sumo ou uma água. Se formos a pensar este objecto esta por toda a parte e por vários produtos que compramos é preciso acabar com isto e os grandes produtores pensarem em palhinhas mais ecológicas. Eu estou a pensar sinceramente comprar as minhas  “palhinhas” ecológicas. E existe em diversos materiais como bambu, inox e vidro.

    images.jpgpalhinhas03-1200x675.jpg

  • Esquecer copos e pratos descartáveis - Esta dica é das mais difícieis, por causa das festas que fazemos em nossas casa ou até mesmo nos piqueniques. Mas não custa tentar nem que seja aos poucos.

    200-pratos-plastico-melhor-preco-varias-cores-fret

  • Fósforos em vez de isqueiros - Toca a trocar os isqueiros pelos fósforos isto porque os isqueiros demorm  imenso tempo a decompor-se.

    images (1).jpg

  •  Higiene pessoal - use sabonetes sólidos em vez dos liquidos, assim vai ajudar a reduzir as toneladas de embalagens. Copinhos ou calcinhas menstruais substituem absorventes.

    download (1).jpg

  • Diga não as pastilhas elásticas - Estas não são recicláveis e demoram muito tempo a desaparecer das nossas vidas e do nosso mundo.

    download (2).jpg

  • Preferia o cone -  quando fores comer um gelado, peça sempre o gelado servido num cone.

    download (3).jpg

5jun_infografico_por-1.jpg

Fonte da imagem:believe earth

Estas são as minhas dicas depois de muito procura, pareceu-me as mais faceis de aplicarmos no nosso dia-a-dia e assim reduzir o plástico.

Já pões em prática alguma delas? Se sim, quais?

E qual a que jamais serias capaz de aderir? 

Se tens uma dica que não esteja aqui, partilha connosco.

download (4).jpg

O meu mundo! Coisas boas acontecem...

Subscrevam o blogue e comentem.

Beijinho e marcamos encontro na próxima publicação.

images (1).jpg

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.