Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chá das cinco

Chá das cinco

Educação Social - Vista aos Bombeiros de Guimarães

Olá meus amores!

Post novo ar!

"Bombeiros, aqueles que acendem a chama da esperança." - Iara Schmegel

35166870_1780348712000661_1713405073058430976_n.jp

Na passada Sexta-feira (8 de Junho), fui com os meus meninos visitar os Bombeiros Voluntários de Guimarães.

À chegada, fomos recebidos pelo sub-chefe dos bombeiros e por outro bombeiro (que agora não me lembro o cargo, peço desculpa) que nos mostrou o quartel e ainda tiveram a sorte de andar num dos carros dos bombeiros.

Nós fomos visitar uma cabine telefónica que se chama o centro de operações, aqui atendem todas as chamadas das pessoas que precisam de ajuda, mas por vezes acontece que recebem chamadas muitas estranhas como, por exemplo pedir pizza (valha esta gente que não tem noção nenhuma) ou recebem chamadas a perguntar onde é o incêndio, onde foi o acidente, com este tipo de telefonemas estão a entupir as linhas telefónicas e quem precisa de socorro não consegue falar com o centro de operações (não tenham este tipo de atitudes, a comunicação encarrega-se de dar as notícias do que esta acontecer e a onde). Neste centro de operações, eles têm vários rádios para ouvir as conversas e comunicar com as ambulâncias e com outros quartéis de Bombeiros. Aqui vimos um exemplo concreto de pedido de ajuda e como tudo se processa e como tudo é registo no computador para que todos que estejam ligados ao apoio a vítima saiba quem é o quartel que está ajudar, a que horas saiu uma ambiência, quantos bombeiros foram assim não há falhas, não meios sobrepostos.

A seguir fomos ver o vestuário dos bombeiros. O bombeiro que nos acompanhou mostrou-nos que há fardas e capacetes para incêndios nas matas e outras fardas e capacetes para os incêndios nas casas. Tivemos oportunidade de pegar nas botas, elas eram muito pesadas mesmo, não sei como conseguem andar com elas.

Vimos as camaratas dos bombeiros e aprendemos que o chefe fica sempre na primeira cama junto ao telefone e depois conforme que precisa manda os bombeiros necessários, em caso de incêndio vão todos.

De seguida descemos à “garagem” onde estavam estacionados muitos carros de bombeiros e ambulâncias, algumas dadas por pessoas que contribuíram. Onde tivemos oportunidade de vermos uma ambulância por dentro e como funciona e ainda tivemos oportunidade de ver um carro de bombeiros, estes carros têm: rádio para comunicar, lanternas, mangueiras, moto-serra, enxadas, escadas articuladas, extintores, bombas para água, máscaras, ampulhetas, gerador, um depósito de água e outras coisas que não nos lembramos do nome. 

Como disse acima, os meninos tiveram a sorte de andar no carro de bombeiros e dar uma volta pela zona e o bombeiro ligou as luzes de emergência e tocou a sirene.

Posso dizer que foi uma grande visita, sobretudo de aprendizagem porque aprendemos muitas coisas sobre esta instituição. 

Quero agradecer aos Bombeiros do Quartel de Guimarães e aos bombeiros que nos acomapanhou por nos receber muito bem. Obrigada pela paciencia e pela dedicação, vocês são uns anjos da guarda.

35123799_1780348518667347_2099112081339973632_n.jp

O meu mundo! Coisas boas acontecem...

Gostaram? Espero que sim. 

Subscrevam o blogue e comentem.

Beijinho e marcamos encontro na próxima publicação.

images (1).jpg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.