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Chá das cinco

Chá das cinco

Vida Saudável #8 - benefícios que o exercício físico tem na saúde

Olá meus amores!

Post novo no ar!

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Cada vez mais ouvimos a falar da importância de fazer exercício físico, mas nem sempre é possível porque muito de nós vivemos de uma forma muito agitada e num verdadeiro stress do dia-a-dia. E da forma como levamos a vida, esquecemos da nossa saúde e por vezes até negligenciamos a mesma, desde uma alimentação desequilibrada ao sedentarismo. 

São vários os factores que influenciam de forma negativa o bem-estar geral da saúde por isso para ter uma boa saúde devemos prevenir em vez de tratar. E os médicos hoje em dia recomendam a prática de exercício físico associado a uma alimentação variada e equilibrada.

Faça o exercício que mais gosta desde correr, nadar, andar de bicicleta, jogar à bola, fazer zumba, fazer cycling ou simplesmente caminhar. O importante é não ficar parado, a bem da saúde (eu neste momento actual da minha vidanão faço ginásio tanto como queria, mas, agora como o bom tempo voltarei as caminhadas que adoro). Aproveite para sair de casa e colocar a sua saúde física e mental em dia.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) com a Organização Mundial da Saúde (OMS), redigiu o Programa Nacional para a Promoção da Actividade Física. Estes tem como objectivo “consciencializar a população para a importância da actividade física na saúde e a implementação de políticas intersetoriais e multidisciplinares que visem a diminuição do sedentarismo e o aumento dos níveis de actividade física”.

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Para perceberem melhor esta questão, apresento-vos uma lista dos benefícios obtidos pela prática regular de actividade física:

  1. Melhoria na capacidade de memória e do raciocínio - A prática regular de exercício físico ajuda aumentar os níveis de algumas moléculas no cérebro e fortalecer a mesma após 6 meses de prática de exercício físico.
  2. Reduz o stress e outras doenças psicológicas - A prática de exercício físico ao nível mental tem uma melhoria significativa, tanto no stress como na pressão do-a-dia. Ajuda a melhor a depressão, ansiedade e outras doenças do  foro psicológico fiquem fora do quotidiano.

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  3. Melhora a condição física - Aumenta a força corporal e a resistência física e melhora a agilidade, preveni a obesidade.
  4. Aumenta a auto-estima e a autoconfiança - O  exercício físico e os desafios inerentes farão com que se sinta bem consigo e com o seu corpo, assim o auto-estima fica mais elevada e, consequentemente, a autoconfiança.
  5. Fortalece os ossos e músculos - A prática do exercício físico bem-feito ajuda a fortalecer os ossos e músculos, isto acontece porque existe um aumento da  massa óssea. Prevenindo assim osteoporose e outras doenças músculo-esqueléticas.
  6. Melhoria da função cardiovascular e respiratória - A regularidade da prática de exercício físico reduz os riscos de doenças cardíacas e cardiovasculares, existindo assim diminuição de incidentes mortais provocados por doença cardiovascular, reduzindo assim a pressão arterial e aumentando a capacidade pulmonar. 

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  7. Diminuição da incidência de doença das artérias coronárias - a manutenção dos níveis de açúcar e colesterol no sangue também se fazem sentir com a prática do exercício físico, diminuindo as probabilidades de desenvolver hipertensão, diabetes, cancro do cólon.
  8. Longevidade -  Atraso de certos processos do envelhecimento, pois, o exercício físico acrescenta anos de vida. "A Associação Americana de Cardiologia afirma que por cada 1 hora de exercício, são-lhe acrescentadas 2 horas de vida."

Os especialistas na área recomendam que se realize pelo menos 30 minutos de exercício diário (que pode ser uma simples caminhada) durante 4 ou mais dias por semana.

Para acabar temos que cuidar mais de nós, quer ao nível físico e ao nível mental e ficar no sofá a pressionar os botões do comando não conta, por vezes faz bem alma e ao coração, mas, é preciso ser mais activo e praticar uma vida mais saudável para podermos viver uma vida mais confortável.

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O meu mundo! Coisas boas acontecem...

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Beijinho e marcamos encontro na próxima publicação.

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